Carta-convite aos navegadores – Dando início aos trabalhos, sutil e organicamente…

Posted By Rafael Reinehr on ago 28, 2022 | 2 comments


“Você nunca muda a realidade lutando contra ela. Para mudar algo você cria um novo modelo que torna o modelo existente obsoleto.” – R. Buckminster Fuller

E cá estamos nós, neste domingo invernal de clima ameno para mais um dia em nossas vidas. A cada amanhecer, podemos firmar uma escolha e decidir se seguimos nosso rumo ou se fazemos pequenas – ou grandes – alterações na rota da nossa jornada.

Esta carta-convite tem por objetivo lhe convidar a adentrar em um destes “desvios de rota”, a convidar você a entregar um pouco de si a um sonho e uma aventura compartilhada ao mesmo tempo em que pega para si o que de melhor poderemos criar coletivamente nesta experiência que está para começar.

E essa aventura e caminho compartilhados começa com uma pergunta: e se pudéssemos, juntos, a partir do melhor dos nossos sonhos, ideias, habilidades, conhecimento, recursos e esforços, criar um outro mundo possível, melhor para todos, no qual em um horizonte de cerca de 50 anos, conseguíssemos plantar as sementes, cultivar nossa “horta coletiva” e colhêssemos e distribuíssemos os frutos deste empreendimento, distribuindo-os a 1 bilhão de seres humanos, ajudando-os em seu próprio processo de florescimento e contribuindo de forma significativa para o bem comum?

– Uh! Sonho grande e ousado, hein? Tudo bem… Gostei! Mas e como chegaremos lá, sendo quem somos hoje, e com os recursos que temos?

Comece onde você está, use o que você tem e faça o que você pode.” – Arthur Ashe

Navegar juntosArthur Ashe nos dá a dica: vamos começar onde estamos, usando o que temos e fazendo o que podemos. Propomos o seguinte começo:

  • Cada qual na sua localização geográfica, usando as ferramentas de comunicação e interação que a internet contemporânea nos proporciona, como forma de troca de experiências, conhecimento e planejamento das ações
  • Cada um oferece os recursos, habilidades, conhecimento e tempo que tem disponível para os projetos e a construção e conhecimento coletivo de nosso empreendimento coletivo
  • Começamos pequeno, com projetos simples com resultados visíveis no curto prazo. Caminhamos na direção do mundo melhor que, em conjunto, vislumbramos. Celebramos as pequenas conquistas, trazemos mais pessoas com mais e melhores recursos para navegarem conosco e, gradativamente, vamos ampliando o escopo, alcance e impacto dos nossos projetos e iniciativas
  • Ao longo do percurso, documentamos e divulgamos tudo que formos realizando, como forma de registro histórico e também como forma de inspirar outros que possam desejar juntar-se a nós ou até mesmo criarem iniciativas similares de forma independente
  • Sonhamos, criamos, planejamos, tornamos real e celebramos cada etapa, cada nova iniciativa, ação ou projeto. Somos responsáveis pela idealização e implementação e também por buscar fora de nosso ecossistema, os recursos que ainda não temos disponíveis. Compomos alianças e defendemos o apoio mútuo, a solidariedade, a convivialidade e a sustentabilidade.
  • Criamos modelos que podem ser replicados e amplificados, expandindo nosso alcance de uma vila local para uma aldeia global; impactamos de uma a um bilhão de vidas através de nossa boa vontade e livre cooperação

Balões livres no arNossa nau é uma embarcação de espírito aberto e livre: todos aqueles que juntam-se à ela vão e vem de acordo com seus próprios desígnios. A autoridade não vem de cima, mas é construída coletivamente e emerge a cada participante de acordo com seu próprio envolvimento e participação.

Como todo empreendimento na História, deveremos ter a sabedoria para nos adaptarmos à realidade ao nosso entorno, a cada dado momento e tempo, criando as melhores condições para sobreviver e florescer enquanto rede, movimento e ecossistema, à medida em que a complexa Teia da Vida nos lançar seus Desafios.

Do próprio exercício de autogestão, tiraremos aprendizados fundamentais para a comunidade e as soluções que pretendemos desvelar.

 

 

E então?

A escolha é tua. Ready to go? Estica tua mão e alcança a minha, e vamos juntos! Rumo a um mundo com mais poesia, beleza, amor, cooperação, bem-aventurança, otimismo, respeito e onde as instituições e organismos que criarmos funcionem de forma condigna, justa e atendendo de forma equilibrada às necessidades e desejos de todos participantes. Um imenso desafio, mas um pelo qual vale a pena viver.

Vem conhecer nossos projetos. É só dizer “Estou dentro!“, e nos fazer saber!

Com amor, saúde e revolução,

The Love & Brains Cooperation

2 Comments

  1. Pablo membro do NIC núcleo de integração das ciências uma rede internacional de ação pelo Futuro

    Podem contar conosco e toda nossa Rede

    (11)973003876 whatsapp

    Post a Reply
  2. Um projeto audacioso, pelo pouco que li e entendi vai ser Grande se juntos tomarmos as iniciativas necessárias ! Sucesso.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.