Carta de Princípios


A Love Coop. é a iniciativa irmã da Brains Coop. Enquanto a primeira é o braço intelectual ou criativo, a segunda é o braço executivo e afetivo. Hoje, ambas estão reunidas sobre o nome de The Love & Brains Cooperation.

Ao longo dos últimos 23 anos (desde cerca de 1999) uma série de iniciativas de cunho cultural, seguidas de empreendimentos sócio-ambientais e de cunho econômico e político inicialmente colaborativos e progressivamente cada vez mais libertários começaram a ser idealizados e organizados sob o guarda-chuva da The Brains Cooperation.

Em 2016, com a percepção de que muitas iniciativas obtiveram pleno sucesso, evoluindo do sonho, passando pelo planejamento, realização e chegando até a etapa da celebração, mas que muitas acabaram sendo interrompidas precocemente, surgiu a demanda por um braço executivo e apaixonado, no qual participantes comprometidos e com alto senso de responsabilidade e comprometimento, pudessem se reunir de forma cooperativa para criar as bases necessárias para a Transição para um Outro Mundo Possível, Melhor Para Todos. E assim surgia a The Love & Brains Coop.

Em 2022, é chegada a hora de tornar palpáveis os esforços de um coletivo humano que pensa em faz, através da reunião cooperativa e baseada no apoio mútuo e na solidariedade, em busca da promoção e proteção dos preceitos e princípios que possam guiar nossa sociedade humana rumo a um porvir no qual o bem viver de todos os seres sencientes possa ser salvaguardado e levado em conta.

A transição de uma ética e uma sociedade pautadas no individualismo, na competição, que valoriza a ganância, o jeitinho, o sucesso individual, o crescimento econômico mesmo causando poluição, acúmulo de lixo tóxico e redução da biodiversidade para uma outra, que valorize a equanimidade, a liberdade individual com respeito ao bem-estar coletivo, a autonomia, a autogestão, o apoio mútuo, a convivialidade, a resiliência comunitária, a sustentabilidade local e planetária e a interdependência entre todos os seres e a Natureza exige um pensar coletivo intenso, largo e profundo.

Um dos processos mais intensos pelos quais iremos passar nas próximas décadas é da detecção de ilhas (pontos nos quais flores estão nascendo) e de construção de pontes entre estas ilhas. Sabemos que flores podem atravessar os mares, tendo suas sementes levadas pelo sistema digestivo de aves. Entretanto, as flores que nascem assim, de forma esporádica, são frequentemente esmagadas e não conseguem criar a Primavera que tanto sonhamos.

Esta Carta visa enumerar alguns dos Princípios Fundadores de uma Ética Compartilhada entre quem vir a se reunir nesta jornada de construção colaborativa de instâncias, processos, soluções, vivências, espaços, momentos e derivas transicionais que, por si só, já significarão a mudança que buscamos.

Nós que aqui estamos e por vós esperamos e audaciosamente criamos consideramos justas e adequadas as seguintes proposições, para o atual momento histórico da evolução humana no planeta:

1.

2.

3.

Subscrevem, a Carta de Princípios acima:

  1. Rafael Reinehr – Alquimista de Possibilidades

[em construção] – Venha construir conosco!