Bases do Diálogo


Evitamos definir Regras. Seguem algumas Recomendações para cultivarmos relações genuínas com pessoas singulares na The Love & Brains Cooperation:

1 – A Love&Brains é uma experiência cooperativa com vistas à distribuição progressiva de tarefas, responsabilidades e recompensas, de acordo com a expansão progressiva de suas iniciativas, buscando ser um modelo de gestão colaborativa justo e equânime em constante aperfeiçoamento.

2 – Buscamos, através do diálogo e da engenhosidade e sensibilidade humanas encontrar soluções que sejam boas para todos.

3 – A Love&Brains defende e valoriza a liberdade de opinião, respeita a divergência de pontos de vista e promove o debate democrático, travado com urbanidade e gentileza

4 – Fomentamos a utilização dos instrumentos de conexão e interação da Love&Brains para as ações que primem pelos respeito aos direitos humanos em todas as dimensões de forma a não promover exclusão, deslegitimação, intolerância, preconceito ou discriminação baseados em diferenças de etnia, raça ou cor, gênero, orientação sexual, idade, nacionalidade, naturalidade, língua, costumes, credo, convicção religiosa ou filosófica, cultura, situação econômica ou funcional, posição hierárquica, grau de instrução ou condição física ou psíquica.

5 – A Love&Brains é uma iniciativa que visa criar instâncias, produtos e serviços que promovam a ampliação da consciência bem como a melhora da qualidade de vida de todos que tiverem a oportunidade de ter acesso a estas instâncias, produtos e serviços – bem como se compromete a ampliar este acesso progressivamente, como parte de sua missão em criar um Mundo Melhor Para Todos.

6 – A combinação acerca da divisão de tarefas, prazos, responsabilização, remuneração sobre cada tarefa ou projeto devem ser feitas, tanto quanto possível, por comum acordo, e podem se basear no seguintes formatos:

a) baseadas na economia da dádiva e da gratidão, sem expectativa de recompensa;

b) com trocas baseadas em confiança e acordos verbais

c) com trocas e acordos registrados por escrito

– Estas trocas devem ser realizadas entre membros em relação horizontal, sem condição de dominação ou opressão subjacente, que impeça um acordo justo entre as partes

7 – Cada Projeto, Favo, Iniciativa, Coletivo ou Movimento vinculado à The Love & Brains Cooperation tem sua gestão independente da mesma, podendo tomar suas decisões por sua própria conta, risco e benefício, desde que mantenha-se fiel aos preceitos elencados em nosso Manifesto e Carta de Princípios.

8 – Sempre que uma decisão complexa precisa ser tomada, podemos chamar uma Harmonização Global – nossa Assembleia Geral Permanente – para deliberar sobre os melhores caminhos a seguir, sempre que possível via tomada de decisão por consenso.

9 – A todo momento, iremos nos esforçar para manter um diálogo brando, respeitoso, pautado pela Comunicação Não-Violenta e pelo respeito e dignidade que nossos interlocutores merecem. A única exceção diz respeito à tolerância com intolerantes: não passarão. Ainda que tratados de forma compassiva e com respeito, se sofrermos abuso, responderemos com firmeza e determinação.

10 – Estas Bases do Diálogo são complementadas pela nossa Carta de Princípios e pelo Manifesto, que detalham outros aspectos importantes sobre a visão e o posicionamento da The Love & Brains Cooperation frente ao mundo. É muito importante que estes sejam lidos com atenção e assimilados para que o diálogo se torne fluido, prazeroso e proporcione a livre cooperação que buscamos

Observação: Estas Bases do Diálogo foram livremente inspiradas em um documento similar criado para a Coolmeia, Ideias em Cooperação, nossa Incubadora de Ideias e Soluções Altruístas para o Bem Comum. O texto original pode ser lido em https://coolmeia.org/bases-do-dialogo/